Orientação Psicológica On-line

Orientação Psicológica On-line

A orientação psicológica de uma forma geral faz parte da prática psicológica e visa colaborar na resolução de problemas emocionais circunstanciais que afligem o ser humano em vários momentos e fases da vida.

A possibilidade dessa orientação ser mediada por computador, amplia e permite que muitas pessoas possam ser auxiliadas, ainda que distantes do psicólogo, no Brasil ou em outros países.

A orientação psicológica on-line visa esclarecer dúvidas, avaliar e dar suporte a uma queixa específica do cliente de uma forma breve e focal. Dessa forma, difere do atendimento convencional realizado em consultório, onde o processo é mais longo, onde se busca a compreensão mais profunda da origem dos conflitos psíquicos.

A Orientação pode ser o primeiro passo para um processo mais profundo de autoconhecimento.

Publico alvo

Qualquer pessoa maior de *14 anos que esteja passando por algum tipo de sofrimento, (angústia, depressão, tristeza, medos, ansiedade) que esteja tendo dificuldades para resolver problemas, para tomar decisão, que estejam vivenciando momentos críticos de sua vida (separação conjugal, estado de luto, escolha vocacional, mudança de emprego, etc.). *Menores de 18 anos necessitarão de autorização por escrito de um de seus responsáveis legais.

Investimento

O pagamento da orientação psicológica on-line é feito via depósito ou transferência bancária. Cada sessão terá o custo de R$100,00 (cem reais), depositados dois dias antes de cada sessão. Os dados bancários serão informados por e-mail antes do início dos serviços.

Duração

A duração do serviço é de no máximo 20 sessões, com duração de 50 minutos cada sessão. Geralmente uma sessão semanal, sempre no mesmo dia e horário.

Ambiente

O serviço de orientação psicológica é feito via chat de voz ou texto (Skype). O cliente deve de preferência estar fora do seu local de trabalho, em um local tranquilo, oferecendo atenção exclusiva ao psicólogo no momento dos atendimentos online, sem estar ocupado com outras atividades, como por exemplo, teclando com outras pessoas, lendo ou respondendo e-mails, entre outras. Essas atividades paralelas no momento do atendimento on-line desviam a atenção e a concentração do cliente.

Ética e segurança

O serviço de orientação on-line obedece a ética profissional do psicólogo, que preservam o sigilo e o respeito à privacidade do paciente. Sua identidade e informações são confidenciais, entretanto, dentro do espaço virtual, não se está isento da vulnerabilidade advinda da própria tecnologia. Caso o cliente tenha problemas de privacidade dentro de casa ou utilize computadores de terceiros (Lan Houses, Cyber Café, computadores de amigos), deve ter cuidados redobrados, deve cuidar para que as mensagens não sejam gravadas para possível leitura de terceiros.

Regulamentação

Esta nova forma de aplicação das técnicas psicológicas é regulamentada pelo Conselho Federal de Psicologia, através da Resolução CFP Nº 011/2012..A Orientação Psicológica oferecida on-line segue os princípios éticos da profissão de psicólogo, contidos em: CÓDIGO DE ÉTICA. Conheça também nosso Conselho Regional de Psicologia..

Funcionamento

1. Primeiramente, envie um e-mail para: clinica-integrare@uol.com.br, com o título: ORIENTAÇÃO PSICOLÓGICA: No corpo do e-mail escreva resumidamente qual a sua queixa, qual o problema deseja trabalhar.

2. Nós avaliaremos a questão colocada e lhe daremos as informações para os procedimentos seguintes: a) Se seu problema se adequar aos objetivos de uma orientação, você receberá todas as informações necessárias para dar início as orientações (dias e horários disponíveis, dados bancários para depósito, etc.); b) Se percebermos que a sua queixa não se adéqua ao que a orientação on-line pode oferecer, você receberá sugestões de outros tipos de intervenções (gratuitamente).

3. No caso do cliente ser menor de 18 anos, terá que nos enviar uma autorização por parte dos pais e ou responsáveis. De posse dessa autorização o psicólogo entrará em contato por telefone com um dos pais ou responsável para confirmar a autorização.

Lembre-se:

Não se trata de psicoterapia, mas orientação. Caso seu desejo seja buscar psicoterapia, você deve procurar um psicoterapeuta em atendimento clínico convencional.

Psicólogos que fazem o atendimento on-line:

Eliana da Silva Guimarães de Almeida
(CRP: 06/55327-7)
Responsável técnica

Sidney Rosa Cunha
(CRP: 06/53823-3)

Esse site possui a autorização do C.F.P.
(Conselho Federal de Psicologia)
para prestar serviços em:
orientação e aconselhamento
psicológico online