Clínica Psicológica Integrare





Gestalt-terapia

                

A Gestalt-terapia é uma abordagem psicoterapêutica experiencial, baseada na tomada de consciência da experiência atual do ser humano, de uma forma global e holística.

Esta tomada de consciência dirige-se tanto para o que se passa dentro como fora do indivíduo (no seu nível corporal, mental, emocional, bem como nas suas relações interpessoais e ambiente envolvente). Este processo de tomada de consciência - também denominado de "Awareness" - é a metodologia por excelência da Terapia Gestalt.

Através da "Awareness" pretende-se uma ampliação de consciência do indivíduo sobre o seu próprio funcionamento. O que o indivíduo experimenta, o que pensa, a sua postura corporal, a sua respiração, como age, como se bloqueia, exprime-se em contexto clínico através da descrição e vivência subjetiva da realidade interior do indivíduo, sendo abordado sempre no momento presente, no "Aqui-e-Agora".

O objetivo desta terapia é favorecer um contato autêntico do indivíduo consigo mesmo e com o seu meio envolvente, através dos denominados processos de regulação homeostática. Neste contexto, a homeostase é um mecanismo de auto-regulação do organismo total do sujeito, em que as trocas realizadas com o seu ambiente lhe possibilitam a manutenção do equilíbrio físico, psíquico e social.

Para que este processo de regulação ou ajustamento ocorra, é essencial que o indivíduo tome consciência das necessidades que experiência, quer a nível fisiológico, afetivo e/ou social, num dado momento, ou seja, desenvolva a referida "Awareness" no "Aqui-e-Agora".

A forma como o indivíduo interrompe o contato com o ambiente e o processo de satisfação de necessidades, poderá levar ao desequilíbrio, desde o desajuste mais fisiológico até perturbações da personalidade.

É neste âmbito que se encontra o alvo de intervenção da "Terapia Gestalt", visando a integração psíquica, e permitindo ao indivíduo adquirir responsabilidade sobre a sua própria experiência, tornando-se cada vez mais autónomo.