Textos - Dicas de Filmes

Lista de sessenta filmes com temática psicológica. Os filmes são para estudantes, profissionais e todos que desejam saber mais da área.

21 Gramas - Quantas vidas vivemos? Quantas vezes morremos? Dizem que todos nós perdemos 21 gramas no momento exato de nossa morte. Todos. Quanto cabe em 21 gramas? Quanto se vai com eles?

A Caça - Lucas (Mads Mikkelsen) trabalha em uma creche. Simpático e amigo de todos, ele tenta reconstruir a vida após um divórcio complicado, no qual perdeu a guarda do filho. Tudo vai bem até que, um dia, uma de suas alunas inventa à diretora da creche que Lucas lhe mostrou suas partes íntimas. A acusação logo faz com que ele seja afastado do trabalho e, mesmo sem qualquer tipo de comprovação, seja perseguido pelos moradores da cidade em que vive.

A Experiência - Uma equipe de cientistas arregimenta 20 presos para uma experiência psicológica em troca de um prêmio em dinheiro. Os prisioneiros são divididos em dois grupos: oito deles fazem o papel de guardas e os outros 12, de internos. As cobaias são isoladas numa área da penitenciária onde certas regras devem ser obedecidas e mantidas pelos guardas. No início, a camaradagem reina no ambiente. Mas a violência não tarda a explodir quando um ex-repórter disfarçado de preso lidera um motim. Os guardas reagem com brutalidade crescente. O conflito se agrava com a morte de um dos presos e a captura dos cientistas que criaram o projeto.

A Pele que Habito - Filme de Pedro Almodóvar. Desde que a mulher sofreu queimaduras num acidente de carro, o Dr. Robert Ledgard, um famoso cirurgião plástico, interessa-se por criar uma nova pele que poderia tê-la salvo. Ao fim de doze anos, consegue criar no seu laboratório uma pele que é sensível às carícias, mas que é um escudo contra as agressões, externas e internas, a que está exposto o nosso maior órgão. Para consegui-lo, utilizou as possibilidades da terapia celular. Para além dos anos de estudo e experiências, Robert precisava de uma cobaia humana, um cúmplice e ausência de escrúpulos. Os escrúpulos nunca foram um problema, não fazem parte do seu carácter. Marília, a mulher que tratou dele desde que nasceu, é o seu cúmplice mais fiel. E quanto à cobaia humana…

Adam - O jovem engenheiro eletrônico Adam acaba de perder o pai. Com dificuldades de se socializar, vive isolado em seu excessivamente organizado apartamento em Nova York. Sua rotina se transforma quando a atraente Beth se muda para o andar de cima. Inicialmente reticente com o comportamento estranho do vizinho, ela aos poucos passa a conhecê-lo melhor e a entender as razões por trás de suas dificuldades de comunicação. Percebendo o interesse de Adam e a profunda conexão que se formou entre eles, Beth resolve dar uma chance ao relacionamento. Competição do Festival de Sundance 2009.

Almas Gêmeas - Nova Zelândia, 1954. Duas amigas desenvolvem uma poderosa e obsessiva amizade, que as faz imaginar um mundo fictício. Os pais, preocupados, tentam separar as duas, mas ambas pretendem fazer o que for necessário para evitar que isto aconteça, mesmo que isso envolva planejar um assassinato contra a mãe de uma delas.

Anticristo – Filme de Lars Von Trier. Um casal devastado pela morte de seu único filho se muda para uma cabana isolada na floresta Éden, onde coisas estranhas e obscuras começam a acontecer. A mulher é uma intelectual escritora que não consegue se livrar do sentimento de culpa pela morte do filho, e ele, um psicanalista, tenta exercer seu meio de trabalho para ajudar a esposa. Anticristo é divido em partes: Prólogo e Epilogo e ainda capítulos que se passam na floresta de Éden: Dor, Luto, Desespero e Os três Mendigos.

Apocalypse Now – Filme de Francis Ford Coppola. A história se passa em Saigon, 1969. Relata a jornada do Capitão Benjamin L. Willard, um oficial de campo da inteligência do exército americano, com sérios desequilíbrios mentais devido ao estresse de batalha, que recebe das mãos do alto comando uma missão sigilosa, uma viagem até o Camboja, para “destruir totalmente” um militar americano desertor, o Coronel Walter E. Kurtz, que está fora de controle e enlouquecido, não só por conta do estresse de batalha, mas também por discordar das posições do comando americano no conflito. Kurtz, figura musculosa e enigmática, semelhante a Buda, controla uma dezenas de soldados e civis americanos e vietnamitas, descontentes com o rumo da guerra, além de uma tribo de montanheses, numa vila no meio da selva cambojana, que eles deixam repleta de crânios e corpos em decomposição.

As Virgens Suicidas – Filme de Sofia Coppola. Durante a década de 70, o filme enfoca os Lisbon, uma família saudável e próspera que vive num bairro de classe média de Michigan. O Sr. Lisbon (James Woods) é um professor de matemática e sua esposa é uma rigorosa religiosa, mãe de cinco atraentes adolescentes, que atraem a atenção dos rapazes da região. Porém, quando Cecília (Hanna R. Hall), de apenas 13 anos, comete suicídio, as relações familiares se decompõem rumo a um crescente isolamento e superproteção das demais filhas, que não podem mais ter qualquer tipo de interação social com rapazes. Mas a proibição apenas atiça ainda mais as garotas a arranjarem meios de burlar as rígidas regras de sua mãe.

Beleza Americana - Lester Burnham, chefe de uma família de classe média típica americana, decide dar um basta em sua depressao e crise no casamento tomando atitudes consideradas infantis e estúpidas pela sociedade americana, esta quebra nas máscaras e hipocrisias do dia a dia pode levar a situações desagradáveis.

Bicho de Sete Cabeças - Seu Wilson (Othon Bastos) e seu filho Neto (Rodrigo Santoro) possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. Seu Wilson despreza o mundo de Neto e este não suporta a presença do pai. A situação entre os dois atinge seu limite e Neto é enviado para um manicômio, onde terá que suportar as agruras de um sistema que lentamente devora suas presas.

Brilho Eterno De Uma Mente Sem Lembranças - Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento entre ambos desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressao, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.

Bullying - Jordi é um garoto de 15 anos que recentemente perdeu o pai e, juntamente com sua mãe, decide mudar de sua cidade para começar uma nova vida. No princípio tudo parecia ir bem, mas o destino vai reservar um choque, pois Jordi começa a sofrer violências na nova escola, o denominado bullying, e daí por diante sua rotina torna-se um inferno.

Christiane F - Um retrato cruel e amargo de uma geração que tem no uso de drogas a sua opção de fuga e sobrevivência. Na cidade de Berlin nos anos 70, Christiane (Natja Brunckhorst), uma linda adolescente, mora com sua mãe e irmã menor em um típico apartamento da cidade. Ela é fascinada para conhecer a “Sound”, uma nova e moderna discoteca. Apesar de menor de idade ela pede a sua amiga para levá-la ao local. Lá ela conhece Detlev (Thomas Haustein), através de quem se aproxima do terrível mundo das drogas. Indo rapidamente do álcool à maconha e outros entorpecentes, Christiane passo a passo mergulha cada vez mais profundamente no submundo do vício e da prostituição, colocando-se à beira da morte.  Um filme de cenas fortes e muito reais, que nos transmite os horrores do mundo do vício entre os jovens.

Cisne Negro - Nina é bailarina de uma companhia de balé de Nova York. Sua vida, como a de todos nessa profissão, é inteiramente consumida pela dança. Ela mora com a mãe, Erica, bailarina aposentada que incentiva a ambição profissional da filha. O diretor artístico da companhia, Thomas Leroy, decide substituir a primeira bailarina, Beth MacIntyre, na apresentação de abertura da temporada, O Lago dos Cisnes, e Nina é sua primeira escolha. Mas surge uma concorrente: a nova bailarina, Lily, que deixa Leroy impressionado. O Lago dos Cisnes requer uma bailarina capaz de interpretar tanto o Cisne Branco com inocência e graça, quanto o Cisne Negro, que representa malícia e sensualidade. Nina se encaixa perfeitamente no papel do Cisne Branco, porém Lily é a própria personificação do Cisne Negro. As duas desenvolvem uma amizade conflituosa, repleta de rivalidade, e Nina começa a entrar em contato com seu lado mais sombrio, com uma inconsequência que ameaça destrui-la.

Clube da Luta - Clube da Luta é um filme sobre uma geração que navega na Internet, tem um bom emprego e até boas oportunidades financeiras, mas não se sente ligada a nenhuma destas coisas. Sem querer se enquadrar nesta vida, o personagem de Pitt prefere ser garçom. Ele conhece o nerd feito por Edward Norton, um modelo de rapaz bem-sucedido na escola e na profissão, que vê Pitt urinando na sopa de um cliente muito pomposo e resolve abdicar de tudo para levar uma vida contra a sociedade bem comportada. Na rebeldia, eles montam um clube de boxe, uma sociedade secreta onde as pessoas podem desafogar suas frustrações lutando contra oponentes que também estão querendo se aliviar de algum peso emocional. Não importa quem vença, no final do round, os dois lados sentem que passaram por uma sessão terapêutica. A sociedade do boxe ganha adeptos e ameaça a estabilidade nas ruas, ao mesmo tempo em que os dois sócios se apaixonam pela mesma mulher (Helena Bonham Carter) e ameaçam a estabilidade da parceria.

Como Esquecer - Julia é uma professora de Literatura Inglesa lutando contra a depressao causada pelo rompimento de um longo caso de amor com Antônia. Sentindo-se totalmente abandonada, Julia se vê em um processo desesperado e doloroso de readaptação à sua nova vida. Seus valores são tingidos com melancolia insuportável e tudo parece reduzido aos fragmentos de suas lembranças. É impossível para ela disfarçar sua dor ao longo do processo de volta à vida normal.

Cova Rasa - Alex (Ewan McGregor), David (Christopher Eccleston) e Juliet (Kerry Fox), que dividem um apartamento, concordam em permitir que Hugo (Keith Allen), um desconhecido, vem morar com eles, mas logo ele aparece morto, vítima de overdose. Entre seus pertences existe uma mala cheia de dinheiro, que faz com que a vida deles seja alterada de forma brutal.

Dá Para Fazer - Nello, um sindicalista afastado do sindicato por suas ideias avançadas, se vê dirigindo uma cooperativa de doentes mentais, ex-pacientes dos manicômios fechados pela Lei Basaglia. Acreditando firmemente na dignidade do trabalho, ele convence os sócios a substituir as esmolas assistencialistas por um trabalho de verdade, inventando para cada um, uma atividade incrivelmente adaptada às respectivas capacidades, mas indo também de encontro às inevitáveis e humanas contradições.
Um tema importante, tratado com humor e delicadeza, divertido e comovente, que pode parecer uma bonita fábula, mas que na verdade retrata uma realidade atual. Mais uma pérola do cinema italiano!

Dançando no Escuro – Filme de Lars Von Trier. Selma Jezkova (Björk) é uma mãe solteira portadora de uma doença hereditária na visão. Tentando impedir que seu filho fique cego como ela está ficando, Selma trabalha o máximo que pode para economizar e pagar sua operação. Só que quando um vizinho amigo passa por problemas financeiros e a rouba, têm-se início uma série de trágicos acontecimentos que mudarão para sempre os rumos de sua vida.

Dogville – Filme de Lars Von Trier. Em plena década de 30, Grace é uma fugitiva que chega à isolada aldeia de Dogville, após fugir de um grupo de gangsters. Encorajada por Tom, o porta-voz da aldeia, Grace faz com a população local um acordo informal: a pequena comunidade decide escondê-la e, em troca, ela aceita trabalhar para eles. No início, ninguém lhe dá trabalho e a sua estadia fica posta em causa, mas depois começam a aparecer pequenos serviços.
Entretanto, quando a busca por Grace se intensifica, a população local começa a querer um acordo melhor junto à Grace, devido ao risco que todos estão correndo por escondê-la. Grace vai então descobrir, da pior forma possível, quão relativo é o conceito de bondade em Dogville. Mas ela também esconde um segredo muito perigoso que fará Dogville arrepender-se das suas exigências.

Donnie Darko - Donnie Darko é o típico adolescente perturbado de classe média. Após escapar por pouco da morte por ter ouvido um coelho do tamanho de um homem adulto, Donnie é convencido por este mesmo coelho, de aparência perturbadora, a criar o caos. O filme é um quebra-cabeça temporal, e pode ser interpretado de diferentes formas.

Encaixotando Helena - Nick Cavanaugh (Julian Sands), um famoso cirurgião, fica obcecado pela beleza de Helena (Sherilyn Fenn), uma prostituta. Ela o rejeita, mas mesmo assim ele tenta convencê-la que um necessita do outro. No entanto ela tem outros planos, mas acaba sendo vítima de um terrível acidente que a deixa nas mãos do médico, que tem então uma macabra idéia para não mais perdê-la.

Estamira - Por Marcos Prado: “No ano de 2000, seis anos após ter iniciado meu projeto, esbarrei com uma senhora sentada em seu acampamento, contemplando a paisagem de Gramacho. Aproximei-me dela e pedi-lhe para tirar o seu retrato. Ela me olhou nos olhos consentindo e disse para me sentar a seu lado. Conversamos por um longo tempo. Estamira era seu nome. Contou que morava num castelo todo enfeitado com objetos encontrados no lixo e que tinha uma missão na vida: revelar e cobrar a verdade. Nos tornamos amigos. Um dia, tempos depois de conhecê-la, ela me perguntou se eu sabia qual era a minha missão. Antes que eu respondesse, Estamira disse: “A sua missão é revelar a minha missão.” Decidi fazer um documentário sobre a vida dela.” Dona Estamira é uma senhora de 63 anos que trabalha há mais de 20 anos no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de surtos esquizofrênicos, mas seu carisma e seu caráter maternal fizeram dela a líder da pequena comunidade de idosos que habitam o lixão. O documentário acompanhou, a partir de 2000, o tratamento ao qual Estamira se submeteu num centro psiquiátrico público e focou, a partir de seu cotidiano, a transformação clínica e os efeitos dos remédios que teve que tomar. Através de depoimentos dos filhos da senhora também foi possível revelar os árduos caminhos trilhados por Estamira. Mesmo vivendo no lixo, ela conseguiu superar sua condição miserável e ainda levantou diante das câmeras questões e valores há muito esquecidos na sociedade.

Eu Matei Minha Mãe – Filme de Xavier Dolan. Hubert Minel é um jovem homossexual de 17 anos, que não gosta nem um pouco de sua mãe. Ele despreza suas roupas bregas, o estilo kitsch e os restos de comida que sempre ficam no canto de sua boca. Além desses traços, a relação dos dois é pautada pela manipulação e a culpa. Confuso e dividido por uma relação de amor e ódio que o deixa cada dia mais obcecado, o garoto vive uma adolescência que é ao mesmo tempo típica e marginal, marcada por novas experiências artísticas, amizades, sexo e abandono.

Fale com Ela – Filme de Pedro Almodóvar. O filme trata do amor e da amizade a partir da historia de dois homens cujas vidas se cruzam no hospital onde estão internadas as mulheres que eles amam. O primeiro é Benigno, o enfermeiro de Alícia, em coma há quatro anos. O outro é Marco, um jornalista que vela por sua amada, a toureira Lydia. Com uma trilha sonora e fotografia impecáveis, este filme vencedor do Oscar de melhor roteiro entrou para a galeria de grandes obras de Almodóvar. Merecem atenção especial o curta-metragem mudo inserido na trama, inspirado no cinema do início do século XX, e as belas sequências com músicas interpretadas por Caetano Veloso e Elis Regina, o primeiro cantando ao vivo no próprio filme.

Freud – Além da Alma - Filme de John Huston. O roteiro cobre o período da vida de Freud desde sua graduação em Medicina na Universidade de Viena até o desenvolvimento de suas primeiras teorias psicanalíticas, relacionando suas descobertas acerca do funcionamento do inconsciente humano às suas experiências pessoais. Ao tratar uma jovem histérica e sexualmente reprimida, Freud (o astro Montgomery Clift em grande atuação) formula o conceito do Complexo de Édipo. Com ótimos diálogos e direção magistral de John Huston, Freud, Além da Alma é uma excelente introdução às ideias do criador da Psicanálise.

Garota, Interrompida – Filme de James Mangold. Em 1967, após uma sessão com um psicanalista que nunca havia visto antes, Susanna Kaysen (Winona Ryder) foi diagnosticada como vítima de “Ordem Incerta de Personalidade” – uma aflição com sintomas tão ambíguos que qualquer garota adolescente pode ser enquadrada. Enviada para um hospital psiquiátrico, onde viveu nos 2 anos seguintes, ela conhece um novo mundo, de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas está Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga com Susanna, Daisy e Polly, com o intuito de retomarem suas vidas. Baseado em fatos reais.

Geração Prozac – Filme de Erik Skjoldbjærg. Elizabeth Wurtzel (Christina Ricci) é uma brilhante estudante, que tem planos de estudar Jornalismo na conceituada universidade de Harvard. Entretanto problemas familiares fazem com que Elizabeth entre em profunda depressao, o que coloca seus planos em risco. Aos poucos suas noites de trabalho, sempre regadas a drogas, e sua instabilidade emocional a afastam de Ruby (Michelle Williams), sua melhor amiga, e também de seu namorado. Decidida a procurar ajuda profissional, Elizabeth marca uma consulta com a Dra. Diana Sterling (Anne Heche), que lhe receita o antidepressivo Prozac.

Império dos Sentidos – Filme de Nagisa Ôshima. O diretor japonês Nagisa Oshima apresenta neste seu polêmico filme um ritual erótico a partir da relação obsessiva entre um homem e uma mulher. Ele está sexualmente ligado à mulher que ama de tal forma que poderá até morrer por ela. Por meio desse relacionamento ensandecido, Oshima procura demolir os preconceitos trazidos pela indústria da pornografia. O seu erotismo não tem limites visuais, mas não é uma exploração meramente pornográfica.

Império dos Sonhos – Filme de David Lynch. Uma atriz em busca de sucesso começa a confundir a sua vida com a vida da personagem que interpreta num filme. O projeto do filme que ela está rodando era antigo e baseado em um velho conto polonês. Porém, as gravações anteriores foram interrompidas quando os protagonistas foram mortos misteriosamente. A atriz começa simultaneamente uma viagem dentro de si para encarar os próprios problemas.

John Não é Louco, Produzido pela BBC. Se não fosse trágico, poderia ser cômico. O adolescente John não é louco, sofre da síndrome de Tourette, um distúrbio que causa tiques, e obriga o portador a falar palavrões incontroláveis.

La luna – Filme de Bernardo Bertolucci. La Luna é uma das obras mais polêmicas de Bernardo Bertolucci. Após a morte do marido, uma famosa cantora lírica de Nova York, Caterina Silveri (Jill Clayburgh em interpretação magistral), viaja com Joe, seu problemático filho adolescente, para a Itália. Enquanto ensaia para uma ópera de Verdi, descobre que ele está viciado em drogas pesadas. É o início de um denso conflito entre mãe e filho. La Luna aborda, de maneira fascinante, temas como o complexo de Édipo e o incesto.

Laranja Mecânica – Filme de Stanley Kubrick. Alex, um jovem como tantos outros que adora sexo, violência e Beethoven. E se existisse um método científico que permitisse metamorfosear as personalidades violentas de modo a reintegrar estes indivíduos na sociedade?

Magnólia - Filme de Paul Thomas Anderson. Um filme complexo onde nove histórias de nove diferentes pessoas, aparentemente desconhecidas entre si, acabam cruzando-se em um dia qualquer no vale de San Fernando, na Califórnia. Contando com um elenco estelar, o filme tem um clímax extremamente intenso e arrebatador, onde tudo se conecta de forma perfeita.

Mar Adentro - Filme de Alejandro Amenábar. Ramón Sampedro é um homem nascido numa pequena vila de pescadores da Galícia, que luta para ter o direito de pôr fim à sua própria vida. Na juventude ele sofreu um acidente, que o deixou tetraplégico e preso a uma cama por 28 anos. Lúcido e extremamente inteligente, Ramón decide lutar na justiça pelo direito de decidir sobre sua própria vida, o que lhe gera problemas com a justiça, a igreja e até mesmo seus familiares.

Martha Marcy May Marlene - Filme de Sean Durkin. Martha (Elizabeth Olsen) foi integrante de um culto e hoje tenta recomeçar a vida em companhia da família de sua irmã. Só que ela tem terríveis pesadelos, relacionados com a época em que era controlada pelo líder do culto. É o início de um processo de paranoia constante, já que Martha acredita ser vigiada o tempo todo
pelos antigos colegas.

Melancolia - Filme de Lars Von Trier. Justine (Kirsten Dunst) e Claire (Charlotte Gainsbourg). Duas irmãs com personalidades distintas: a primeira, mais insegura, enigmática; a segunda, mais matura, decidida. Uma suntuosa festa em comemoração ao casamento de Justine, organizada por Claire e pelo seu marido, acompanhada de um tenso ambiente familiar. E a força da Natureza, a fragilidade do ser humano, com diferentes formas de encarar o seu destino…

Mentes que Brilham - Filme de Jodie Foster. Quando Fred tinha um ano de idade, ele já sabia ler. Quando tinha quatro anos, já sabia escrever poesia. Hoje, aos sete anos, ele pinta quadros e resolve problemas de Matemática como um mestre. Isolado por sua incrível inteligência e sensibilidade, Fred (Adam Hann-Byrd) está dividido entre os dois mundos que o rodeiam. O mundo descomplicado e emocional de sua dedicada mãe, Dede (Jodie Foster). E o mundo intelectual e intenso da professora e ex-menina prodígio, Jane (Diane Wiest). Confuso, mas determinado, Fred tenta de todos os modos fazer amigos e encontrar um lugar para si mesmo entre sua mãe e sua mentora. Dirigido com talento por Jodie Foster e também estrelando Harry Connick Jr., Mentes Que Brilham é a história emocionante e maravilhosa de um herói muito especial, lutando para descobrir qual o lugar a que pertence.

Nell - Filme de Michael Apted. Uma jovem (Jodie Foster) é encontrada em uma casa na floresta, onde vivia com sua mãe eremita, mas o médico (Liam Neeson) que a encontra após a morte da mãe constata que ela se expressa em um dialeto próprio, evidenciando que até aquele momento ela não havia tido contado com outras pessoas. Intrigado com a descoberta e ao mesmo tempo encantado com a inocência e a pureza da moça, ele tenta ajudá-la a se integrar na sociedade.

O Enigma de Kaspar Hauser - Filme de Werner Herzog. Kaspar Hauser é um jovem que foi trancado a vida inteira num cativeiro, desconhecendo toda a existência exterior. Quando ele é solto nas ruas sem motivo aparente, a sociedade se organiza para ajudar Kaspar, que sequer conseguia falar ou andar, mas este logo acaba se tornando uma atração popular.

O Garoto de Bicicleta - Um garoto de quase 12 anos, Cyril (Thomas Doret), não quer aceitar que perdeu o pai para sempre. Revoltado, agressivo, o menino se agarra à cabeleireira Samantha (Cécile de France), que percebe seu desespero e procura dar a ele o amor de que necessita. Se ele vai aceitar, é a grande questão do longa-metragem “Le Gamin au Vélo”, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, que voltam ao tema da procura da conexão familiar e social.

O Homem Elefante- Filme de David Lynch. Baseado em fatos reais, “O Homem Elefante” reconstitui a vida de um rapaz que nasceu com uma terrível deformidade física. No filme, John Merrick (John Hurt) sofre uma horrível deformação de nascença, provocado por uma doença rara. Seu rosto, horrivelmente desfigurado, manifesta traços de um elefante. Encurralado num cruel show itinerante e explorado como uma bizarra atração circense, Merrick sofre o tormento da exclusão da sociedade, até que um jovem cirurgião de nome Frederick Treves (Anthony Hopkins) resolve salvá-lo.

O Mestre - Filme de Paul Thomas Anderson. Ao término da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida como A Causa. Reticente no início, ele se envolve cada vez mais com este homem e com suas ideias, centradas na ideia de vidas passadas, cura espiritual e controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do grupo.

O Operário - Filme de Brad Anderson. A última vez em que Trevor Reznik (Christian Bale) dormiu foi há um ano, sendo que desde então o cansaço vem destruindo progressivamente sua saúde física e mental. Ele trabalha numa fábrica operando maquinário pesado, e faz de tudo para manter seu emprego. Envergonhado por causa de seu problema, Trevor isola-se cada vez mais, tornando-se paranóico. Depois de se envolver em um acidente no trabalho em que um homem perde um braço, Trevor começa a crer que seus colegas estão conspirando para demiti-lo. Ele precisará lutar não apenas para se manter no cargo, mas também para manter a sanidade.

O Quarto do Filho - Filme de Nanni Moretti. O Quarto do Filho conta a história da dor que atinge uma família de classe média italiana, constituída por os quatro membros inicialmente. O pai, Giovanni, é um psicanalista que no emprego escuta e aconselha os seus clientes sobre os medos e fobias que estes têm, e que em casa, no seu lar, encontra na família a harmonia e a normalidade que o oposto da sua profissão exige. A esposa, Paola, é uma mulher segura e confiante que trabalha como editora de livros, e que ainda divide o tempo entre dona de casa e mãe dos dois filhos do casal: o recatado Andrea e a atleta Irene. Um dia, durante um fim-de-semana, Giovanni combina com Andrea irem fazer jogging durante o dia de modo a passarem algum tempo juntos, mas um inesperado telefonema de um paciente do psicanalista altera o plano dos dois. Giovanni mete a profissão à frente da família por uma questão de horas, e desloca-se então até à casa do cliente de modo a socorrer o problema deste.

Precisamos Falar Sobre o Kevin - Filme de Lynne Ramsay. A trama, uma adaptação do best-seller homônimo escrito por Lionel Shriver, mostra a difícil relação de uma mãe com o seu filho, um sociopata de 15 anos autor de uma chacina em seu colégio. Após o garoto ser preso, a atônita mulher só consegue reagir à tragédia quando começa a se corresponder com o seu marido, de quem vive afastada, enquanto recorda seu fracasso como mãe durante o crescimento do rapaz.

Psicose - Filme de Alfred Hitchcock. No seu clássico absoluto, a obra-prima Psicose (Psycho, 1960), Hitchcock quebrou todas as barreiras imagináveis do Cinema. Além de rodá-lo propositalmente com um baixo orçamento (600.000 dólares, ao contrário dos 3 milhões investidos em Vertigo), mostrou pela primeira vez na história do cinema um vaso sanitário (até então proibido pela censura), filmou todo em preto e branco (ignorando a tecnologia das cores para não criar um contraste com o sangue), escondeu uma forte sexualidade (a cena em que Norman vai atender o balcão e diz que estava comendo, quando na verdade estava transando com a protagonista), enfim, quebrou todas as barreiras possíveis e de tudo o que já havia criado antes. Claro, isso sem falar na maravilhosa história com uma surpreendente (e quase única) troca de protagonistas no meio da produção, executada perfeitamente. A cena do chuveiro é uma das mais clássicas já vistas, com o gênio utilizando calda de chocolate para representar todo o sangue visto em tela.

Réquiem Para um Sonho - Filme de Darren Aronofsky. Uma visão frenética, perturbada e única sobre pessoas que vivem em desespero e ao mesmo tempo cheio de sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado, que tem como sonho montar um pequeno negócio e viverem felizes para sempre. Porém, ambos são viciados em heroína, o que faz com que repetidamente Harry penhore a televisão de sua mãe (Ellen Burstyn), para conseguir dinheiro. Já Sara, mãe de Harry, viciada em assistir programas de TV. Até que um dia recebe um convite para participar do seu show favorito, o “Tappy Tibbons Show”, que transmitido para todo o pai para poder vestir seu vestido predileto, Sara começa a tomar pílulas de emagrecimento, receitadas por seu médico Só que, aos poucos, Sara começa a tomar cada vez mais pílulas até se tornar uma viciada neste medicamento.

Sybil - Filme de Daniel Petrie. Nova York. Sybil Dorsett (Sally Field) é uma jovem mulher que desenvolveu várias personalidades, como mecanismo de defesa para os abusos que sofreu nas mãos da sua mãe, Hattie (Martine Bartlett). Assim Sybil criou personalidades bem distintas: a agressiva Peggy Lou, a potencialmente suicida Mary, o bebê Sybil Ann e muitas outras, totalizando mais de dez. Uma psicanalista, Cornelia Wilbur (Joanne Woodward), diagnostica a condição de Sybil e tenta ajudá-la, apesar de saber que está lidando com um caso único.

Tempo de Despertar - Filme de Penny Marshall. Bronx, 1969. Malcolm Sayer (Robin Williams) é um neurologista que conseguiu emprego em um hospital psiquiátrico. Lá ele encontra vários pacientes que aparentemente estão catatônicos, mas Sayer sente que eles estão só “adormecidos” e que se forem medicados da maneira certa poderão ser despertados. Assim pesquisa bem o assunto e chega à conclusão de que a L-DOPA, uma nova droga que já estava sendo usada para pacientes com o Mal de Parkinson, deve ser o medicamento ideal para estes casos. No entanto, ao levar o assunto para o diretor, ele autoriza que apenas um paciente seja submetido ao tratamento. Imediatamente Sayer escolhe Leonard Lowe (Robert De Niro), que há décadas estava “adormecido”. Gradualmente Lowe se recupera e isto encoraja Sayer em administrar L-DOPA nos outros pacientes, sob sua supervisão. Logo os pacientes mostram sinais de melhora e também se mostram ansiosos em recuperar o tempo perdido. Mas, infelizmente, Lowe começa a apresentar estranhos e perigosos efeitos colaterais.

Temple Grandin - Filme de Mick Jackson. Filme biográfico sobre Temple Grandin, uma mulher com autismo que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. Visitando a fazenda de sua tia Ann no Arizona em 1966, Temple inicia seu primeiro contato com animais, que influenciariam sua vida e carreira. A jaula para prender bovinos a inspirou na construção de um aparelho para si própria para se refugiar de seus frequentes ataques de pânico.

Tomboy - - Filme de Céline Sciamma. “Tomboy” é a denominação dada para meninas que gostam de agir como meninos. No filme da diretora Céline Sciamma (“Lírios D’Água”), Laure é uma menina de dez anos, que muda de casa constantemente, em decorrência do trabalho do pai. Ao ir para uma nova residência ainda nas férias, ela faz amizade com uma grande turma de garotos da vizinhança, mas se apresenta como Mikael. Isso faz com que ela se aproxime de Lisa, a única menina do grupo. Não demora até que Lisa caia em amores por “Mikael”, mas as férias estão para acabar e Laure não sabe como fará para manter seu segredo.

Um Estranho no Ninho - Filme de, Milos Forman. Randle Patrick McMurphy, um prisioneiro de 38 anos, simula estar louco para não trabalhar numa penitenciária rural. É, então, transferido para uma Instituição especializada em doentes mentais, o Oregon State Hospital / Asylum, em Salem. Ao chegar à referida Instituição, é recebido pelo médico-chefe, Dr. John Spivey, que lhe explica as razões dele estar ali e, em seguida, é encaminhado ao pavilhão supervisionado pela autoritária e rigorosa enfermeira Mildred Ratched. Impassível, ela praticamente não move os músculos da face, não demonstra suas emoções, não aparenta fraqueza. É profissional e sadicamente bem intencionada com suas maçantes sessões de terapia de grupo.

Um Método Perigoso - Filme de David Cronenberg. O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley) sob orientação de seu mestre, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais afundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.

Vestígios do Dia - Filme de James Ivorya. Stevens (Anthony Hopkins) é o perfeito mordomo inglês. Agora empregado pelo Sr. Lewis (Christopher Reeve), o novo proprietário americano de Darlington Hall, Stevens passou a maior parte de sua vida servindo ao Lorde Darlington (James Fox), o anfitrião de inúmeras conferências internacionais de prestígio nos anos 30. Somente com a declaração da guerra, depois de 1939, é que o envolvimento de Lorde Darlington com os nazistas foi descoberto. Agora, vinte anos depois, Stevens percebe que sua fé cega e dedicação ao dever foram em vão, desperdiçando sua vida pessoal. Por muitos anos manteve um relacionamento intenso com a jovem e atraente governanta, Srta. Kenson (Emma Thompson). Mas seu senso de dever o levou a negar suas emoções…

Vida em Família - Filme de Ken Loach. Polêmico filme que aborda a repressão familiar e a ineficácia e crueldade dos tratamentos psiquiátricos, através da história de uma jovem comum, de 19 anos. Após crescer sob a atmosfera ultraconservadora de sua família, ela começa a adotar um comportamento esquizofrênico e é obrigada a passar por um tratamento agressivo.

Violência Gratuita. - Filme de Michael Haneke.  Uma família em férias em uma casa a beira de um lago é surpreendida por dois jovens psicopatas. Eles mantêm mulher, marido e o filho como reféns, submetendo-os a um jogo de perversão, violência e humilhações.

As horas - Em três períodos diferentes vivem três mulheres ligadas ao livro “Mrs. Dalloway”. Em 1923 vive Virginia Woolf (Nicole Kidman), autora do livro, que enfrenta uma crise de depressao e idéias de suicídio. Em 1949 vive Laura Brown (Julianne Moore), uma dona de casa grávida que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro [...]. Nos dias atuais vive Clarissa Vaughn (Meryl Streep), uma editora de livros que vive em Nova York e dá uma festa para Richard (Ed Harris), escritor que fora seu amante no passado e hoje está com Aids e morrendo.

Rain Man -  Um jovem yuppie (Tom Cruise) fica sabendo que seu pai faleceu. Eles nunca se deram bem e não se viam há vários anos, mas ele vai ao enterro e quando vai cuidar do testamento fica sabendo que herdou um Buick 1949 e as roseiras premiadas do seu pai, sendo que um "beneficiário" tinha herdado três milhões de dólares. Fica curioso em saber quem herdou aquela fortuna e descobre que foi seu irmão (Dustin Hoffman), que ele desconhecia a existência. O irmão dele é autista, mas pode calcular problemas matemáticos complicados com grande velocidade e precisão. O yuppie seqüestra seu irmão autista da instituição onde ele está internado, pois planeja levá-lo para Los Angeles e exigir metade do dinheiro, nem que para isto tenha que ir aos tribunais. É durante uma viagem cheia de pequenos imprevistos que os dois se compreenderão mutuamente e entenderão o significado de serem irmãos.

Veja também – 48 Documentários de Psicologia: online, gratuitos e imperdíveis