Textos - Depressão

DEPRESSÃO

A depressão se caracteriza pelo estado alterado das emoções e animo, no qual a pessoa se sente num estado anormal de tristeza, levando a alterações físicas, emocionais e mentais. É um distúrbio comum entre a população geral e, portanto, muito bem conhecido.
O quadro pode aparecer em qualquer idade, porém, estatisticamente tem idade média de aparecimento em torno de 25 anos. Alguns episódios de depressão podem se mesclar com períodos de anos sem sintomas. Em muitos casos ocorrem episódios cada vez mais frequente com o aumento da idade.

Causas da depressão - Entre as possíveis causas de depressão estão fatores psicossociais, genéticos e biológicos.

Causas psicossociais da depressão - Os episódios depressão, muitas vezes, surgem após algum evento estressor psicossocial severo, como luto, divórcio ou desemprego.
Estudos sugerem que eventos psicossociais (eventos estressores) podem desempenhar um papel mais importante na precipitação do primeiro ou segundo episódio de transtorno depressivo e têm menos importância para o início dos episódios mais tarde. Entre esses eventos, podemos encontrar também as mudanças nas condições de trabalho ou no início de um novo tipo de trabalho, doença de um ente querido, de conflitos familiares graves, as mudanças no círculo de amigos, mudança de cidade, morte de um ente querido, etc.

Sintomas da depressão - A depressão tem como característica vários sintomas (o mesmo paciente não apresentará todos esses sintomas):

- Síndrome do pânico,
- Transtorno obsessivo compulsivo;
- Anorexia nervosa;
- Tristeza, com o humor muito deprimido,
- Chorar muito ou não conseguir chorar;
- Dificuldade de concentração nos estudos ou mesmo ao ler uma revista;
- Sentimento de fracasso;
- Alterações do apetite, diminuindo ou aumentando;
- Alterações no sono, o paciente fica totalmente insone ou muito sonolento;
- Perda de interesse pela vida;
- Sensação de cansaço;
- Pessimismo;
- Não conseguir terminar algo que iniciou;
- Desanimo para as atividades diárias;
- Ansiedade impaciência, inquietação associada ao quadro depressivo;
- Sensação de opressão no peito;
- Sensação de desconforto no ritmo cardíaco, sem causa física comprovada pelo cardiologista;
- Constipação;
- Dificuldades digestivas;
- Boca ressecada;
- Perda da libido (perda do desejo sexual);
- Cefaleia (dor de cabeça), sem motivo físico.

Raramente ocorrerão todos os sintomas juntos no mesmo paciente.

Tratamento - O tratamento se dá através de terapia e em alguns casos com o uso da medicação.