Tipos de atendimentos e serviços

Tipos de atendimentos e serviços



PSICOTERAPIA INDIVIDUAL -
 A psicoterapia individual busca uma melhor compreensão das questões emocionais do indivíduo. Através dela é possível um melhor desenvolvimento pessoal através da auto reflexão e da identificação dos pontos fortes da personalidade. O autoconhecimento é um dos principais ganhos adquiridos com a psicoterapia, durante o processo o paciente tem a possibilidade de expor seus sentimentos, pensamentos, sua forma de agir e de expressar-se frente ás diversas situações de vida.
O psicólogo oferece suporte para que a pessoa identifique seus comportamentos pouco adaptativos e descubra formas de melhorar sua qualidade de vida
É necessário no mínimo uma sessão semanal. Cada sessão de psicoterapia dura 50 minutos. A duração do tratamento varia, depende de cada caso.




PSICOTERAPIA INFANTIL -
 A psicoterapia infantil também chamada de “ludoterapia” visa auxiliar a criança, os pais e/ou cuidadores a identificar as dificuldades apresentadas no desenvolvimento emocional da criança.
Geralmente os sintomas apresentados pela criança (agressividade, dificuldades escolares, ciúmes, birra, insônia, etc.) revelam sofrimento emocional que precisam ser compreendidos.
Durante o processo de tratamento através de jogos, brincadeiras, encenações, desenhos entre outras técnicas utilizadas, é possível desvendar as verdadeiras causas dos comportamentos apresentados.
É necessário no mínimo uma sessão semanal. Cada sessão de psicoterapia dura 50 minutos. A duração do tratamento varia, depende de cada caso.
Regularmente os pais e cuidadores são chamados para sessões de orientação.



PSICOTERAPIA COM ADOLESCENTES
- A adolescência é uma fase bastante conturbada na vida do indivíduo. Nessa fase há uma aceleração no desenvolvimento tanto físico quanto psicológico. É comum oscilações de humor e de conduta. Nessa fase o adolescente está em conflito e geralmente tem dificuldade de estabelecer uma percepção de si. É comum os pais buscarem terapia para seus filhos, mas é importante que o adolescente queira e colabore com o processo. Temas como: relacionamentos, inseguranças, conflitos entre gerações, escolhas profissionais, ansiedade, sexualidade, timidez e agressividade são geralmente abordados. É necessário no mínimo uma sessão semanal. Cada sessão de psicoterapia dura 50 minutos. A duração do tratamento varia, depende de cada caso. Regularmente os pais ou substitutos são chamados para sessões de orientação.




PSICOTERAPIA DE GRUPO
- É um processo onde há a interação com outras pessoas que, além do psicólogo, servem de suporte e apoio. É uma modalidade psicoterápica muito enriquecedora em termos sociais e pessoais, pois promove a troca de experiências entre pessoas que padecem da mesma dor, gerando empatia e solidariedade. As pessoas reunidas ouvem depoimentos uns dos outros e se manifestam contando como convivem com seus próprios problemas. O psicólogo conduz as sessões, promovendo reflexões. Os grupos são pequenos (de 6 a 8 pessoas) e temáticos, ou seja, divididos de acordo com a queixa principal ou características do grupo, exemplos: grupo de adolescentes, terceira idade, problemas de relacionamento amoroso, dependência química, depressão, problemas familiares, etc. Cada sessão de psicoterapia de grupo dura duas horas e acontece uma vez por semana. Geralmente os grupos são semestrais ou anuais.






PSICOTERAPIA DE CASAL
- O objetivo da psicoterapia de casal é tratar a comunicação entre as partes, identificar os principais conflitos do relacionamento e descobrir novas maneiras de se relacionar. É um espaço onde cada um pode expressar seus sentimentos e principalmente “ouvir” o outro. A terapia de casal tem como foco a interação do casal e as dificuldades específicas que estão vivendo. O casal é visto como uma única célula, conflitos de ordem individual não são tratados nessa modalidade de atendimento. É indicado para todo tipo de casal, seja dentro de um casamento, no namoro ou no noivado, seja homo ou heterossexual. É necessário no mínimo uma sessão semanal. Cada sessão dura uma hora é meia. A duração do tratamento varia, depende de cada caso.





PSICOTERAPIA DE VOCACIONAL
- O objetivo da orientação vocacional é auxiliar o individuo através do autoconhecimento e da compreensão do mundo social em que vivem, a construírem os seus projetos profissionais. Não se pretende dizer qual a profissão certa a escolher, mas sim orientá-lo, de acordo com suas características e personalidade, quais profissões e áreas lhe seriam afins. A orientação vocacional não é psicoterapia, mas estimula o jovem ou mesmo adulto a se conhecer melhor e tomar decisões de maior autonomia. Com o autoconhecimento que a orientação vocacional promove, provavelmente, o indivíduo apresente uma menor probabilidade de se arrepender de sua escolha do que as pessoas que não passaram por esse processo. A orientação é composta de doze sessões, uma sessão semanal com duração de 50 minutos.





ACONSELHAMENTO PSICOLÓGICO
- O aconselhamento psicológico não é psicoterapia, é uma proposta de curto prazo, sem obrigatoriedade de sessões semanais. Esse tipo de apoio tem ação educativa, preventiva e situacional voltada para soluções de problemas imediatos, é mais direcionada a ação do que a reflexão. Visa casos pontuais, tais como: comportamento de risco, relacionamentos no trabalho, alguma tomada de decisão, orientação quanto a lidar com filhos ou parentes A finalidade é a segurança das tomadas de decisões e conscientização do valor e das consequências futuras e seus desdobramentos. Cada sessão dura 50 minutos. As sessões são agendadas de acordo com a necessidade do paciente.





OUTROS SERVIÇOS:
-

- Orientação psicológica on-line (saiba mais)

- Atendimento psicológico gratuito (saiba mais)

- Cursos e palestras (saiba mais)